sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Pároquia Santa Bárbara e Santa Cecília reavivou hoje, 24 de Dezembro, o coral com a Cantata de Natal, antecedendo a tradicional Celebração da Missa do Galo.





A Missa do Galo

Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.

A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

 

Vaticano – Roma/Itália


Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o nome "Missa do Galo" teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.

Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina.

O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno.

Além da missa do galo, a missa de páscoa também é realizada à meia-noite, uma vez que ambas trazem o sentido de procurar a luz nas trevas, em meio à escuridão.

 

Campanário com imagem de um galo

No livro De onde vem as palavras, de Dionísio da Silva, editora A Girafa, a expressão apareceu porque a Missa de Natal termina muito tarde, e “quando as pessoas voltam para casa, os galos já estão cantando”.

Normalmente a missa do Galo é rezada pela própria Santidade, o Papa, no Vaticano, devido à importância da mesma para a vida dos católicos e pela quantidade de pessoas que visitam o local nessa época.

Podemos assistir a esse evento todos os anos e ao vivo, pois algumas emissoras de televisão fazem a transmissão do mesmo, diretamente da Itália.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pastoral da Terceira Idade

Dia 17/12 aconteceu a confraternização da Pastoral da Terceira Idade. Veja como foi!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

sábado, 11 de dezembro de 2010

Realizações das Pastorais 2010

Este é o espaço destinado a nós, que servimos a Cristo através das  Pastorais da Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, colocarmos tudo que fizemos durante o ano de 2010.Para isso, clique abaixo em: Comentários  e faça a sua contribuição.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2ª Gincana Digital da fé

"As Parábolas de Jesus são narrativas breves, dotadas de um conteúdo alegórico, utilizadas nas pregações e sermões de Jesus com a finalidade de transmitirem ensinamento."
Fonte: Wikipédia.

A Pastoral do Crisma propõe que se procure na Sagrada Escritura uma parábola, coloque a sua referência (não precisa escrevê-la na íntegra), coloque algum fato que lembre este tema ou somente comente-a. Não esqueça depois de colocar seu nome a pastoral (ou pastorais) que você participa ou representa.

No final todas as respostas farão parte de um documento da Paróquia e será exposto na íntegra e a Pastoral com maior número de postagens receberá um prêmio. Participe, isto faz parte da nossa formação cristã e, através das nossas colocações, da formação do nosso irmão! 
Clique em comentários e faça sua contribuição. 

sábado, 4 de dezembro de 2010

Dia 04/12 Dia de Santa Bárbara.

Era o século 3... Diocleciano, governador da Nicomédia (Ásia Menor), procurava controlar a crise de seu Império. Nessa época, crescia muito o número de cristãos, inclusive entre famílias nobres.


Isto aconteceu também na família de Bárbara, uma jovem bela e de condição nobre. Seu pai, Dioscuro, era um alto funcionário do Imperador, e para ele apenas a vontade do Imperador era o que deveria seguir. Bárbara, porém, acreditava no amor e num mundo mais humano e mais justo.



Com o crescimento do cristianismo, as perseguições ficavam cada vez mais violentas. Muitos convertiam-se e eram batizados pelo bispo Zenão e se reuniam em lugares secretos para seus encontros de fé.



Bárbara foi catequizada por pessoas amigas. Com muito amor acolheu em seu coração a doutrina de Jesus.



A fé de Bárbara ia crescendo e mesmo sem sair de casa ela interessava-se pelos acontecimentos que lhe chegavam através de suas amigas cristãs. Enquanto isso, mais cristãos eram sacrificados.



Uma jovem bela e inteligente como Bárbara, não podia deixar de ter seus pretendentes. Dioscuro, seu pai, era muito ciumento e temendo que a beleza de Bárbara atraísse pretendentes que não lhe interessavam, mandou construir uma torre, onde deixaria Bárbara trancada quando ele estivesse viajando.



Conta a tradição que a torre projetada por seu pai tinha duas janelas, mas Bárbara pediu ao construtor que aumentasse para três, com o intuito de honrar a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.



Bárbara encontrava-se freqüentemente com suas amigas, e juntas rezavam pelos cristãos que a cada dia eram presos, maltratados e sacrificados.



Dioscuro soube que sua filha havia se tornado cristã, e pela primeira vez agrediu Bárbara. Mas ela tentou explicar-se, dizendo que os cristãos acreditam que todos somos irmãos e portanto não poderiam aceitar um Império baseado na violência e na injustiça. Ele porém, se enraiveceu com as palavras de Bárbara e ordenou que a fechassem na torre. Ela devia ficar lá sem se comunicar com ninguém.



Nessa época, sua amiga cristã Mônica também tinha sido presa e o bispo Zenão dera seu testemunho de fé, sendo martirizado.



Conta a tradição que certo dia foram dizer a Dioscuro que sua filha havia favorecido a fuga da prisão de sua amiga Mônica. Ele ficou furioso... resolveu ir até a torre e forçar Bárbara a prestar homenagem ao "deus" Júpiter. Bárbara, porém, recusou. Cheio de ódio, Dioscuro decidiu matá-la com suas próprias mãos. Nesse momento, uma força misteriosa arrancou Bárbara das mãos de seu pai. A parede onde não havia nenhuma porta abriu-se e ela saiu ilesa.



Dioscuro vendo-se vencido, ordenou aos soldados que procurassem sua filha por todos os caminhos da cidade. Enquanto isso, Bárbara visitou os doentes, as comunidades cristãs e ajudava os filhos dos escravos.



Finalmente os soldados encontraram Bárbara numa gruta, onde fora levar alimento para alguns doentes.



A jovem não reagiu à ordem de prisão, sua consciência estava tranqüila. Foi levada à presença do pai, que conseguiu a permissão do prefeito da cidade para denunciar sua filha diante da justiça. Bárbara então foi levada aos juízes, acusada por seu pai de ser cristã.



Diante da firmeza de Bárbara, os juízes esqueceram sua origem nobre e condenaram-na. Ao saber disso, sua mãe Irnéria procurou apelar em seu favor junto do marido, mas Dioscuro não quis voltar atrás.



Na prisão Bárbara foi chicoteada. Seu corpo delicado cobriu-se de marcas roxas e mesmo ferida no corpo e no coração, procurava aumentar sua força interior através da oração.



Conta a tradição que num momento de grande oração, uma luz desceu do alto iluminando as trevas da prisão. E uma voz lhe disse: "Bárbara, você está sofrendo por mim. Vou confundir seus perseguidores, curando suas feridas". A visão desapareceu e a jovem sentiu-se cheia de alegria ao perceber que as feridas de seu corpo haviam desaparecido completamente.



Os juízes não se conformaram com aquela cura inesperada. Então, tentaram torturá-la pelo fogo. Mas Deus interveio novamente apagando o fogo.



Dioscuro, porém, não se deu por vencido. Ordenou aos soldados que levassem Bárbara pelas ruas da cidade, e a conduzissem debaixo de chicotadas. O corpo da jovem novamente ficou marcado pela dor. Contudo, Bárbara contemplou mais uma vez, a presença divina que lhe curou as chagas.



Dioscuro, promotor do processo, pediu então à justiça a condenação de sua filha: "Seja morta à espada, como convém aos membros da nobreza". E ao mesmo tempo pediu permissão para que ele mesmo executasse a sentença.



Bárbara e sua amiga Juliana caminharam juntas para o local do martírio. Muitos cristãos as seguiram. A espada de Dioscuro levantou-se no ar e atingiu o pescoço de Bárbara, que serenamente entregava a Deus sua vida.



Irnéria chorou muito. Daquele dia em diante, Dioscuro perdeu não só a filha mas também a companhia da esposa. Ele estava só... E por isso passou a perseguir ainda mais os cristãos.



Foi assim que inconscientemente, seus passos o levaram até o monte onde as duas jovens tinham sido sacrificadas. A terra que tinha sido molhada pelo sangue inocente, estava coberta de flores. Nesse momento, Dioscuro ouviu um ruído de trovão. O céu escureceu-se à sua volta, ele sentiu uma grande angústia e começou a caminhar pelo local, mas um raio fulminante atingiu-o no peito.

Rogai por nós Santa Bárbara!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia de Santa Bárbara

Amanhã, dia 04, é dia de Santa Bárbara!
06h terá alvorada com show de fogos
06:30h - Laudes Solenes (Oração da Manhã)
07, 09, 11 e 18h - Missa dos Devotos de Santa Bárbara
15h - Hora da Graça
17h - Vésperas Solenes (Oração)
17:30h - Procissão luminosa em todas as ruas do bairro simulaneamente
20h - Baile Católico com a Banda "Na Trilha do Som"


Domingo, dia 05 terá retiro que se inicia as 8h e terminará com a Missa!


Participe! Viva Santa Bárbara!

domingo, 28 de novembro de 2010

É tempo de Advento! Venha louvar a Deus!

ADVENTO
Hoje, 28 de novembro de 2010, iniciamos o primeiro tempo do ano litúrgico que é o Advento, este é o tempo que antecede o Natal. Para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde nós esperamos o nascimento do Senhor Jesus Cristo.

No nosso calendário, este tempo corresponde ás quatro semanas que antecedem o Natal.

Dizem que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a Festa do Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

Os paramentos usados neste tempo são de cores roxas; A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima.

Que possamos viver este tempo com grande esperança que o Senhor voltará!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Devoção às Mil Ave-Marias - 27/11/2010.

A devoção às Mil Ave-Marias faz parte da tradição religiosa no Brasil e, antigamente, era sempre rezada, trazendo muitas graças aos participantes.
As Mil Ave-Marias não têm nenhuma ligação com Medjugorje, como muitos pensam. As mensagens de fé comunicadas por Nossa Senhora, e citadas nas folhas das Mil Ave-Marias em forma de "super-rosário", não foram tiradas das revelações de Nossa Senhora em Medjugorje, mas, sim, de suas aparições em Montechiari - Itália, com o título de Nossa Senhora da Rosa Mística, e do livro do Pe. Gobbi "Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora" (Movimento Sacerdotal Mariano).
Nossa Senhora chorou em Montechiari, pedindo oração, sacrifício e penitência para salvar o mundo. Mas nossa querida Mãe nunca fez ameaças, somente orientou, como uma mãe que quer proteger seus filhos dos perigos que podem acontecer se não houver oração e conversão.
É verdade que todas as orações devem vir do coração, seja uma Ave-Maria ou mil Ave-Marias!
As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um "super­rosário" bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a bênção da paz que Nossa Senhora comunicou ao Pe. Gobbi no dia 24 de outubro de 1984.
A oração possui grande poder! Por isso é necessário rezar muito! Obtém-se mais com um dia de oração intensa do que com anos de contínuas discussões. O "super-rosário" das Mil Ave-Marias, acrescido de sacrifícios, leva um dia de oração intensa.
Vamos ajudar Nossa Senhora nesta batalha contra o mal, combatendo-o com a oração das Mil Ave-Marias em forma de "super-rosário".

Oração: Cada mistério consiste de 1 Pai-Nosso, 50 Ave­Marias, 1 Glória ao Pai ...

Durante a oração das Mil Ave-Marias devemos meditar sobre os Mistérios do Rosário.

domingo, 21 de novembro de 2010

22/11 dia de Santa Cecília.

SALVE SANTA CECÍLIA

Santa Cecília, Virgem e Mártir


Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.

Sua história foi colocada sem demora na categoria dos mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília tinha sido uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido, com transparência, o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um Anjo guardava sua decisão.

Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o Anjo. Desse desafio Cecília conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o Anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. O Anjo colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia. Colocada perante a alternativa de sacrificar aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que lembrava Cecília que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou cortar-lhe a cabeça. Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo". Estas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe a ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos e de nossa Paróquia, canta louvores ao Senhor no céu.

Rogai por nós, Santa Cecília.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.

Dia de Cristo Rei



No último domingo do ano litúrgico, a Igreja comemora a Festa de Cristo Rei, que foi instituída pelo Papa Pio XI, 1925. – “Rei, reinar, reger”, vem de “rex, regere” (língua latina” = Rei, que é chefe de um país, de um povo), que procura “reger, dirigir,orientar para felicidade e realização do bem estar de todos.
Neste domingo, dia 21, a Igreja Católica celebra a Festa de Cristo Rei e o Dia Nacional do Leigo.
Nossa Paróquia, de modo especial comemorou esta data  com vésperas solenes, procissão e uma linda Missa Solene.
A festa do CRISTO REI é a festa da realeza, mas é, também, a festa do serviço. Afinal, Jesus veio para servir, e não para ser servido.
 Reconhecer a realeza de Jesus é lutar pela construção do Reino de Deus, por um novo mundo, por uma nova Humanidade, por uma Sociedade justa, fraterna e solidária; é lutar pela inclusão social, pela inclusão eclesial, e nesta, a inclusão de todos os Leigos e Leigas, como membros da Igreja, Povo de Deus.

( As fotos da Celebração de Cristo Rei você encontra no site e no orkut da nossa Paróquia )

Fotos das Padroeiras

Já está disponível no nosso site as fotos da festa de Santa Cecília até o dia de hoje. foram vários dias de novena e Missa em homenagem à ela e hoje em especial à Cristo Rei. Confira a galeria de foto e você irá se surpreender com tantas pessoas abdicando do conforto dos seus lares em prol da nossa querida Igreja! Deus seja louvado!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrevista com os novos Padres

Veja as entrevistas dos Padres e conheça um pouco mais sobre eles que tanto prestigiam a nossa comunidade!
Padre Claudio: http://www.youtube.com/watch?v=c3W9bQZ_vlY
Padre Daniel:`http://www.youtube.com/watch?v=PUzgAsjZsBs
Padre Thiago Sardinha: http://www.youtube.com/watch?v=5v7KQ-OEsxw

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Missa da Vitória

Já está no nosso site (www.santabarbaraesantacecilia.org.br) as fotos da Missa da Vitória que foi celebrada pelos 3 Neo-Sacerdotes Claudio, Tiago Sardinha e Daniel. Confira!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Missa da Vitória

Hoje as 19h terá a Missa da Vitória que será celebrada pelo Padre Klepler com os 3 Neo-sacerdotes Padres Daniel, Claudio e Thiago Sardinha. Será uma Celebração inesquecível! Faça parte da Nossa História! Compareça!

domingo, 7 de novembro de 2010

O Crisma propõe: Vamos refletir?

Esta semana, as turmas do Crisma refletiram o documento: "O que é a Igreja de Cristo: As imagens Bíblicas na Igreja" e no seu 8º parágrafo vem a colocação:

"Com a expressão "subsistiten", O Concílio Vaticano, quis harmonizar duas afirmações: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, não obstante a divisões dos Cristãos, continua a existir plenamente só na Igreja Católica e, por outro lado, a de que existem numerosos elementos de santificação e de verdade fora da sua composição, isto é, nas Igrejas e comunidades eclesiaisque ainda não vivem em plena comunhão com a Igreja Católica".

Depois de ler isso, dê a sua opinião dizendo se:
A Salvação vem através da Igreja, ou você entende de outra forma?
Lembrando que o propósito desta atividade é aprender um pouco mais sobre a Igreja e podermos mais e mais aproveitar tudo o que ela nos oferece! Participe!

Feijoada em homenagem aos 60 anos da nossa Paróquia.

 Já está no nosso site as fotos da feijoada que marca o início das comemorações das padroeiras e os 60 anos da nossa Paróquia. Confira aqui algumas!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hora da Graça - Mês de Novembro

 Dia 04/11 as 15h aconteceu a Hora da Graça na nossa Paróquia. Houve muito louvor, orações, o terço da Misericórdia, a Bênção do Santíssimo além das bênçãos dos objetos e da água. Foi um momento muito emocionante para os fiéis! Veja algumas fotos e, para ver todas, acesse o nosso site! (http://www.santabarbaraesantacecilia.org.br/).

domingo, 31 de outubro de 2010

Padre Daniel é Designado Vigário da Nossa Paróquia

É com Grande alegria que damos a notícia que o Padre Daniel da Silva foi designado Vigário da Nossa querida Paróquia. Demos graças a Deus por isso e oremos para que ele possa, junto do nosso Pároco, conduzir nossa Comunidade à uma vida de Graça com Deus!
Para ler a matéria completa, clique na foto e acesse: Neo-presbíteros iniciam ministério nas paróquias

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

1ª Gincana Digital da Fé SB & SC

Busque na Bíblia uma Passagem que tenha o nome: JESUS. Coloque aqui sob a forma de comentário desta matéria. TODAS as postagens feitas até a 1ª semana de novembro (Bem como o nome da pessoa que postou e a Pastoral que  participa - ou que está representando) serão colocadas no mural da nossa Paróquia. Participe!

JESUS! Este nome tem poder!

A Pastoral com maior número de postagens, ganhará um prêmio ao final da Gincana!
Cada pessoa só poderá postar 1 Passagem Bíblica!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Curso de noivos












 Nos dias 25 e 26 de Setembro de 2010, a Pastoral Familiar realizou o EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial) na Paróquia de Sta Bárbara e Sta. Cecília de Vigário Geral. A programação foi:
Acolhida e oração inicial, Sacramento do Matrimônio – Alessandro (Paróquia São Sebastião de Lucas),  Conversa à dois. Orçamento doméstico – Palestra com Sociodrama - Tuninho e Val, Aspectos jurídicos do Matrimônio – Nei, Amor Conjugal – Marquinhos e Jaqueline, Dinâmica – Você conhece bem o seu/sua noivo/a? Aspectos físicos e médicos do matrimônio – Jorge e Vanessa, Vocação Matrimonial – Edinho e Stella, Educação dos Filhos - Luiz e Wanderlucy, O poder da Oração – Diácono Carlos José, Avaliação, Preparação para a Santa Missa e Encerramento com a Santa Missa – Pe Klepler.

Jesus, Maria e José, Nossa Família Vossa é!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ministros da Eucaristia

Confira a foto com alguns integrantes dos Ministros da Eucaristia. Eles receberão em breve mais colaboradores para a Missão que é muito grande!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Apostolado da Oração


Esta foto é do Apostolado da Oração na primeira sexta feira de outubro (01/10) quando eles se reuniram para adorarem o Deus vivo na Santa Eucaristia.

sábado, 1 de maio de 2010

Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília


Hoje, a PASCOM (Pastaoral da Comunicação) dá inicio ao registro de mídias das atividades da Paróquias. Começamos mostrando a fachada dela.