domingo, 28 de novembro de 2010

É tempo de Advento! Venha louvar a Deus!

ADVENTO
Hoje, 28 de novembro de 2010, iniciamos o primeiro tempo do ano litúrgico que é o Advento, este é o tempo que antecede o Natal. Para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde nós esperamos o nascimento do Senhor Jesus Cristo.

No nosso calendário, este tempo corresponde ás quatro semanas que antecedem o Natal.

Dizem que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a Festa do Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

Os paramentos usados neste tempo são de cores roxas; A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima.

Que possamos viver este tempo com grande esperança que o Senhor voltará!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário